Menu e Textos Alma das Flores
Banner

Cadastre-se e receba newsletter

    

 

 

Num determinado momento do aqui e agora: a distinção entre o existente na nossa realidade; o possível de existir, caso se faça isto ou aquilo outro; e o inexistente. Saudável percepção, sem ilusões, inverdades e sofrimentos vãos. Uma verdade existencial: a realidade é mutável, impermanente, e depende de inúmeros fatores. O que não pode faltar em um caminho escolhido: amor e amor próprio.

 

  
 


 

 

 

As Três Primeiras Cartas do Baralho

 

 

 
 
Carta 1 – Cavaleiro
 
 
 
 
 
Aula um
 
Direitos autorais reservados 2005
Rosana Uchôa
www.planetafuturo.org
 Lenormand
em Oito Níveis de Interpretação
Curso Completo de Baralho Cigano
 
 
 
 
 
1. Cavaleiro
 
 

 Na imagem da 1ª carta do Baralho Lenormand há um homem montado em um cavalo, seguindo o seu caminho em uma estrada. É também chamado de o Mensageiro.

 
O Cavaleiro segue uma trajetória, um percurso numa estrada. Representa a busca da realização pessoal em diferentes áreas motivada pela vontade, desejos ou sonhos. É uma carta de AÇÃO, de impulso e de movimento. É o primeiro passo, o INÍCIO de uma jornada em direção a um objetivo no qual há grande probabilidade de ser realizado, desde que a pessoa entre em ação e faça o que deve ser feito. Sem garantias, caso contrário. A carta 1, o Cavaleiro, inicia um novo ciclo que será concluído na carta 36, a Cruz, e reiniciado novamente em outro ciclo. 
 
Fase de projetos e planejamentos, não havendo ainda estrutura ou definições e sim um interesse ainda incipiente. O contexto mostra-se favorável, mas o objetivo não vem “de mão beijada”. Quando aparece a carta 1, a pessoa dispõe dos recursos necessários ao alcance de seus objetivos. Há chance para o crescimento e o sucesso de um empreedimento acontecerem, exigindo do indivíduo motivação, independência, força de vontade, atitude e persistência para concretizar algo que se torna, então, realidade. Quando se referir a tempo de algum acontecimento, o Cavaleiro é uma das cartas mais ágeis e rápidas do Baralho.
 
Como o homem está montado no cavalo, isso indica que ele dirige o animal para onde ele pretende com força de vontade, determinação e objetividade. Está, portanto, na direção e no controle de sua vida. O cavalo é um veículo, um meio de transporte comum até o século XIX, quando o Baralho Lenormand foi criado. Hoje em dia o carro ocupa a função de transporte que no passado era exclusiva dos cavalos. A diferença é que o cavalo à noite (no oculto) por si mesmo guia, vê e dirige.
 
 
Espiritual – Carta de livre-arbítrio geradora de karma. Nós somente temos o controle sobre nossos próprios atos. Os nossos atos geram desdobramentos de situações e também geram reações de outras pessoas. Não possuímos controle sobre o nível de desenvolvimento espiritual de outras pessoas e nem sobre a reação delas diante de nossos atos. Não há como se controlar o destino e as reações kármicas que se movimentaram a partir da própria conduta. A partir do primeiro movimento, o que vai acontecer depois não está mais sob o nosso controle, tal como dezenas, centenas ou até milhares de dominós enfileirados em pé. Dessa forma, ao empurrarmos o primeiro dominó, todos os outros seguem um após o outro sucessivamente, independente do primeiro responsável que impulsionou o movimento inicial. Depois de um ato nosso, ou de um ato repetitivo, movimento do nosso livre-arbítrio, acessamos o nosso destino, livre por si mesmo em suas próprias leis. Toda ação gera reação, toda ação tem consequências, e toda ação gera karma. Nesse sentido, nós só temos como nos apropriar da nossa RETIDÃO, da AÇÃO CORRETA. 

Carta que simboliza ação, e por isso no nível espiritual representa a prática espiritual, a ação desinteressada, o serviço, a caridade, a fé incontestável em si mesmo, o acreditar, as crenças, o poder da vontade e o poder de atração da situação desejada, o magnetismo. 
É a ação voltada para o caminho interior, a realização da palavra sagrada e a busca da autorealização, do autodomínio, do autoconhecimento, da autotransformação e do controle sobre as forças naturais.
O indivíduo doma a montaria e as forças adversas ou negativas. Luta contra o mal interno (imperfeições) e externo (injustiças). O triunfo de Deus. O cavaleiro é também um guerreiro que nutre internamente o desejo de participar de empreendimentos de caráter elevado. As causas são nobres e os meios são éticos.
Também indica que no momento a pessoa está empreendendo uma busca espiritual ou deveria estar, caso não esteja. A pessoa está em busca de um local onde se identifique espiritualmente.
No plano espiritual, do outro lado da vida, indica a presença de um ser espiritual. Ver outras cartas para identificar o caráter do Cavaleiro em questão.
 
Mental e Comportamental – Personalidade voltada para a liderança. Pessoa intensa e motivada no que se dedica. Motivação – aquele que se motiva pela ação. Independente e decidida ela conduz a vida através das rédeas, colocando em movimento os projetos acalentados. Se essa condução da vida é em segurança ou de modo precipitado e impulsivo, depende de outras cartas. Negativamente o indivíduo começa um número grande de atividades, mas não termina o que se propõe. Possui capacidade de concretizar os mais ousados projetos e objetivos. Os planejamentos, projetos e metas têm condições de tornarem-se realidade. Possui garra, coragem e autoconfiança. Não recua com obstáculos. Muitas viagens.
 
Sentimental – Representa os prazeres simples da vida; as atitudes impulsivas e impensadas; uma paixão forte; o poder de atração do sexo oposto na área sentimental; os sentimentos e os desejos que motivam as ações em direção a um objetivo. Fase de interesse, flerte, proposta e conquista. Não se trata de um amor estabelecido. Possibilidades amorosas, mas não definições. Talvez esteja movida pela paixão. O um é o princípio. Os sentimentos ainda requerem maior definição. A relação é incipiente e depende da disposição de um ou de ambos os envolvidos. Em alguns casos representa alguém que chega ou que vai embora. Dependendo dos objetivos das pessoas, esta carta mostra-se favorável para início de relacionamento, mas não é favorável para relacionamentos que já duram há longo tempo ou quando uma das pessoas queira formar um vínculo mais compromissado, porque a relação continua numa fase inicial; a não ser que o outro tenha recentemente proposto algo novo e esta carta signifique um início de ciclo numa nova fase do casal. Alguém pode ser o condutor da relação.
 
Material – Condições favoráveis para relações comerciais e vendas. Indica ligação, intercâmbio e transporte em veículos por causa da estrada. Representa a ascensão de um líder, um chefe, o patrão. Trabalho autônomo. Muitas viagens. O cavaleiro pertence ao grupo dos guerreiros, que combate dentro de um contexto de espiritualização (o naipe tem 9 corações).

A situação ainda não foi materializada, mas planeja e vai tornar-se realidade quando entrar em ação, estando a caminho da conquista, do sucesso e do reconhecimento. Fase de investimentos. O Cavaleiro representa agilidade, força dinâmica, triunfo e glória. Pode ser um militar, um motorista de táxi, ônibus ou caminhão, (transportes de modo geral), um mecânico, um vendedor, um autônomo, um ambulante, um líder, um chefe, um empreendedor de pequena empresa, que faz de tudo, relações públicas, etc.
 
Saúde – Força, energia e dinamismo. Carta de saúde e vigor. Pode se dedicar à múltiplas atividades. No sexo é a busca e a realização do prazer. Sensualidade, libido e poder de atração do sexo oposto. Fertilidade. Impulso sexual. Gravidez desejada ou indesejada (impulso). Nascimento.
 
Sugestão – Ter responsabilidade sobre os próprios atos e sobre a própria vida. Agir corretamente e pensar nas consequências. Saber o que quer, acreditar e não desistir. Ter autocontrole, decisão e autoconfiança, mantendo as rédeas da situação. Agir com determinação em prol dos objetivos, começar um projeto novo, contar consigo mesmo na situação de modo independente e individual. Tendo em mente um projeto, manter a perseverança, o entusiasmo, a motivação e a necessária disciplina. Seguir em frente, contar consigo mesmo, ser independente. Acreditar e superar dificuldades externas e internas. Arriscar-se. Dinamismo. Agir em conformidade com suas decisões. Fazer acontecer ao invés de esperar acontecer. A força interior e o sentido de direção vêm do próprio coração. Atitudes devem seguir-se à visão interior. Aceitar o novo.
 
Para os psicanalistas o cavalo é o símbolo do psiquismo inconsciente ou da psique não humana. O instinto controlado.
 
A imagem das cartas indica a situação em si.
O naipe ou a carta da Corte indica a motivação interna, o que está por trás da situação. É o pano de fundo que complementa a idéia central.
 
Um esclarecimento sobre imagens e naipes ou figuras da Corte: as situações e circunstâncias atuais (e dos próximos meses) são dadas pelas imagens e não pelos naipes ou cartas da corte. A nível oracular utilizamos apenas as imagens. Os naipes e cartas da corte contém características importantes no sentido da pessoa vivenciar a carta da melhor forma possível. Os naipes trazem informações significativas, que complementam as imagens e trazem autoconhecimento. É uma motivação interna ideal nem sempre percebida ou vivenciada por uma pessoa. A carta interna serve de pano de fundo e equilibra a carta como um todo. Essa ideia vai ficar mais clara a medida que avançarmos em outras cartas.
 

 

9 de Copas (Nove corações):
 
O naipe de Copas representa o reino dos sentimentos e das emoções.
Na carta nº 1 o Cavaleiro está montado em um cavalo. Ele obviamente vai para algum lugar em seu cavalo. É o início de seu caminho. O lugar que ele pretende ir, o objetivo que quer alcançar é oriundo de uma motivação interna representada pelo 9 de Copas, ou seja, a satisfação pessoal dos desejos e a felicidade. Aqui ele está motivado a realizar um anseio de alma, uma motivação interna ideal, porque muitas vezes as pessoas se guiam por outros interesses sem levar em conta o próprio coração, por exemplo, a carreira que os pais preferem ou interesses materiais mais que da alma. Antes de começar um caminho pergunte se é o caminho do coração, se tem amor, se considera a si e a outras pessoas e siga a intuição da alma. Esse caminho levará à felicidade e à verdadeira realização.
 
O Nove de Copas significa a realização e o contentamento por algo que é como um presente merecido, um tesouro. Significa a recompensa por esforços empreendidos, a satisfação dos projetos e a superação dos desafios que terá de enfrentar na jornada.
 
Deve pensar no que quer, planejar adequadamente, porque há grande probabilidade de conseguir, desde que entre em ação e esteja disposto a superar alguns obstáculos transponíveis. Promessa de sucesso e de promoção, pois as metas e aspirações são viáveis.
 
 
Sequência:
A seguir o Cavaleiro encontra os Paus, as Pedras do caminho (carta nº 2), um teste de firmeza de propósitos, os desafios e obstáculos, e por fim obtém o Trevo da Sorte. O caminho do Cavaleiro está apenas começando.
 
 
 Continuação:
 

 

 

Comentários

Deixe seu comentário




Digite o código informado na imagem acima
planetafuturo © Copyright 2000