Menu e Textos Alma das Flores
Banner

Cadastre-se e receba newsletter

    

 

 

Num determinado momento do aqui e agora: a distinção entre o existente na nossa realidade; o possível de existir, caso se faça isto ou aquilo outro; e o inexistente. Saudável percepção, sem ilusões, inverdades e sofrimentos vãos. Uma verdade existencial: a realidade é mutável, impermanente, e depende de inúmeros fatores. O que não pode faltar em um caminho escolhido: amor e amor próprio.

 

  
 


 

 

 

Baralho Cigano Lenormand

 
 
 
Lenormand em
Oito Níveis de Interpretação
Curso Completo de Baralho Cigano
 
Autora: Rosana d´Ávila Uchôa
Copyright 2005 -  Direitos autorais reservados.
 
 
www.planetafuturo.org
 
 
 
INTRODUÇÃO AO CURSO
 
O curso de Baralho Lenormand, também conhecido como Baralho Cigano, contém a interpretação completa das 36 cartas em oito níveis de interpretação de cada uma delas. Este material permite a compreensão profunda das cartas, sua sequência e a leitura de jogos mesmo para quem nunca tenha estudado o assunto. Foi elaborado didaticamente de modo simples e acessível.
 
Todas as cartas possuem uma imagem desenhada e um naipe numerado ou figura da corte. Nós analisamos cada uma das cartas a partir da imagem. A seguir subdividimos cada carta em níveis de interpretação: espiritual, mental e comportamental, sentimental, material, saúde e sugestão. E, então, partimos para o naipe ou figura da corte contido. Interpretamos a ordem sequencial das cartas. Conforme a posição da carta dentro do jogo ou da pergunta do consulente, consideramos um dos níveis de interpretação da carta. 
 
Vamos esclarecer já na primeira aula (lição) sobre os quatro elementos e a preparação da mesa para o jogo. Não é obrigatório, de maneira alguma, mas consideramos funcional.
 
Nós propomos exercícios, simulando jogos, já desde as primeiras cartas. Vários jogos diferentes são ensinados e exemplificados de modo prático. Damos também dicas de combinações de cartas e o seu significado.
 
A duração do curso completo de Baralho Cigano com uma aula semanal é de seis meses. Para o sétimo mês opcional elaboramos exercícios e treinamento prático com os jogos.
 
Através deste curso você estará preparada(o) para interpretar jogos. Este curso de Baralho Lenormand (Cigano) vai agradar e ser de grande utilidade tanto para aquele que deseja ter um recurso pessoal de interpretação das cartas, quanto para aquele que pretende jogar para a família, os amigos ou possuam um objetivo profissional.
 

 
O Baralho Petit Lenormand foi elaborado por Marie-Anne Adélaïde Lenormand, na França, em torno do ano 1800. Essa foi a origem das cartas popularmente chamadas de Baralho Cigano. Geraldo Spacassassi, autor do livro Baralho Petit Lenormand, diz que tanto o material escrito como os baralhos criados desapareceram temporariamente após a morte de Mlle. Lenormand, no dia 25 de junho de 1843. Cinquenta anos depois, grupos ciganos recuperaram os manuscritos e, com eles, dois baralhos: um deles é o Petit Lenormand com 36 cartas, mais popular, utilizado amplamente pelo povo cigano; o outro, o Grand Jeu de Mlle. Lenormand, composto por 54 cartas, utiliza simbolismos e princípios astrológicos, mitológicos, herméticos e florais.
 
Neste trabalho aprofundamos a compreensão do Baralho Petit Lenormand.
 
Sabemos que o Tarô inclui todos os Naipes nas suas cartas de arcanos menores. Mlle. Lenormand, baseada nos seus conhecimentos numerológicos, incluiu as cartas com Naipes de número 1(Ás), 6, 7, 8, 9 e 10; e excluiu as cartas com Naipes de número 2, 3, 4 e 5.
 
O número 1 (Ás) simboliza a Unidade, o todo, Deus, o Princípio ativo e Criador, o homem ativo. Já os números de 2 a 5 retratam o processo da Criação a partir da Divindade. Primeiro a Unidade se diferencia e divide-se em dois, surgindo as polaridades, as oposições e as distinções. Depois ela se organiza, propiciando o desenvolvimento e o equilíbrio entre os opostos no 3. Cresce e multiplica-se. A seguir se realiza, se solidifica e se estabiliza no 4. No 5 a Unidade se expressa e também começa a unir o mundo material ao mundo espiritual. É o símbolo do Homem Vitruviano do Leonardo da Vinci, o Ser Cósmico de braços e pernas abertos e forma de uma estrela de 5 pontas.
 
Do 6 em diante as individualidades criadas seguem o caminho de retorno à Unidade e à Divindade. No 6 forças contrárias entram em equilíbrio. No 7 há mudanças, renovações e movimentos. No 8 ocorrem transformações, mortes e liberações. No 9 há concentração de energia, acumulação de forças, buscas significativas, esforço e persistência. No 10 há conclusão, totalidade, realização, unidade e integração. O oráculo de Mlle. Lenormand é prático, possui relação com a vida cotidiana das pessoas, que consciente ou inconscientemente estão em seu processo de crescimento e de retorno à Divindade e à Unidade.
 
Este baralho é muito eficiente no que se refere a perfis de situações e pessoas; desdobramentos de fatos, dando respostas práticas no momento presente estendendo-se até um ano nos lados: material, sentimental, psíquico e espiritual (egrégora e entidades espirituais mais ligadas num determinado momento). Descreve bem pessoas, intenções e comportamentos.
 
 

 
O Baralho Cigano Lenormand 
 
Atualmente alguns baralhos ciganos populares não apresentam naipes ou figuras da Corte. Tal ausência e deturpação original simplificam excessivamente e descaracterizam as informações necessárias contidas em cada carta. Felizmente, existe um grande número de baralhos completos à venda no mercado. Então, cabe aos intérpretes das cartas e consultores conhecerem profundamente cada uma das cartas na íntegra sem “jogarem fora” ou em outras palavras eliminando conteúdos tão significativos e esclarecedores. Na maioria dos casos, infelizmente, o “jogar fora” acontece durante todo o jogo ou mesmo em cursos oferecidos.
 
As cartas são compreendidas a partir da imagem e, então, parte-se para o naipe ou figura da Corte, “pano de fundo”. Além disso, é possível subdividir cada carta em níveis de interpretação: espiritual, mental e comportamental, sentimental, material, saúde e sugestão. Também se interpreta a ordem seqüencial das cartas. Conforme a posição de uma carta dentro do jogo ou da pergunta do consulente, considera-se um dos níveis de interpretação.
 
A interpretação correta possui relação com: o entendimento profundo de cada carta; a facilidade para interpretar símbolos isoladamente e em sequência; a sensibilidade pessoal; a prática com os jogos ao longo dos anos; as experiências de vida individuais e aprendidas através de outras pessoas; a compreensão de fatores psicológicos; a razão; o bom senso; a intuição; e o nível espiritual do consultor.
 
Seja um músico que tenha criatividade com as notas e os tons de um instrumento musical; uma bela dançarina que tenha vocação na arte de esculpir formas em seu corpo; um arrojado atleta que tenha talento para o esporte; um médico que tenha inclinação natural para a cura; ou seja um cartomante tarólogo que tenha aptidão com a leitura das cartas; todos precisam primeiro estudar teorias e exercitar suas funções regularmente para desenvolver suas habilidades práticas. Obviamente para aquelas pessoas que desejam aprender a jogar bem o Baralho Cigano o processo não é concluído em somente parcos um ou dois meses de curso, por exemplo. Tempo, conteúdo e maturidade são necessários. 
 
Já no decorrer de uma consulta individual sugerem-se perguntas, caminha-se junto com o outro, mantendo a clareza e a perspectiva global dos acontecimentos, tendo em vista que o consulente deve tomar as suas decisões. Normalmente as pessoas querem saber o que vai acontecer e, sim, isto é possível saber através de um jogo, porém muitas vezes o que vai acontecer dependerá da forma como a pessoa atuará numa ou em outra situação, que ainda não está pronta, definida e acabada. Caminhos são vários ainda que exista a inclinação de uma pessoa por um determinado caminho e ela tenha ou prefira certa perspectiva diante de uma questão.
 
Além disso, existem outras pessoas atuantes com suas vontades específicas e o mundo existe como é e está neste momento, portanto, nem tudo sai exatamente como queremos na hora que queremos. A vida existe também para sermos felizes e realizados, quando levamos em consideração o Criador de tudo, o próximo e os principais valores humanos: verdade, retidão, amor, paz e não-violência. É necessário ampliar a visão e resgatar a responsabilidade e a coerência individual sobre os pensamentos, as palavras e as ações na direção da própria vida.
 
 
Preparação da Mesa
 
A preparação da mesa ela não é obrigatória. Considero uma boa sugestão. A interpretação dos jogos obviamente independe do que colocamos em uma mesa, contudo na prática verificamos o quanto é importante para evitar, até certo ponto, o desgaste excessivo de algumas consultas, protegendo energeticamente o consultor. Além disso, uma mesa bonita agrada os clientes que a veem, e coloca o consultor e o consulente num contexto próprio do jogo de cartas. Com certeza não é uma mesa de bar ou de um escritório do setor público. É uma mesa de autoconhecimento, de perspectiva das situações e de caminhos alternativos de vida. Por isso, no jogo de cartas, pessoalmente gosto de orar antes, pedir permissão ao guia espiritual próprio e alheio, assim como ao povo cigano e do oriente, para iniciar a consulta. E após embaralhar as cartas, solicitar ao cliente que as corte em três partes com qualquer mão para depois juntá-las novamente.
 
 
Elemento Fogo – Paus.
Elemento Terra – Ouros, Moedas ou Pentáculos.
Elemento Ar – Espadas.
Elemento Água – Copas.
 
 
 

 
 
Naipe de Paus - Elemento Fogo – Nível espiritual e energético – vela e candeeiro.
A vela queima miasmas e energias negativas. Algumas consultas puxam mais pela vela, outras não. Uma vela pequena acesa pode durar três consultas ou apenas uma, dependendo da pessoa.
Elemento Fogo ação, energia vital, impulso, coragem, iniciativa, criatividade, independência, liderança, autoconfiança, força, combustão, esportes, atletas, empreendedores.
 
Naipe de Ouros - Elemento TerraNível material e físico - cristais, flores, plantas e moedas (nacionais, internacionais, correntes, não correntes).
As pedras hematita e turmalina negra têm a função de proteger o consultor do ambiente e das energias negativas das pessoas. Os cristais brancos podem ser usados em cima das cartas, por exemplo.
Elemento Terra – matéria, solidez, chão, a Terra, solo, estrutura, dinheiro, trabalho, serviço, objetos, construções, edificações, plantações, tarefas do dia a dia, agenda, hábitos, saúde do corpo, os cinco sentidos, objetivos e metas, planejamentos, programações, responsabilidades.
 
Naipe de Espadas - Elemento ArNível intelectual e social - Incenso e perfume.Punhal verdadeiro ou simbólico, melhor. O incenso ou óleo aromático purifica de miasmas e perfuma o ambiente de acordo com a função específica do incenso escolhido.
Elemento Ar – Pensamentos, comunicação, o plano mental, meios de comunicação, vias de acesso, estradas, transportes. O ar, embora invisível e sem forma definida, é volátil e se espalha rapidamente pelo ambiente. O elemento ar é muito mais rápido que o elemento terra. Para alguém no Brasil estar na Austrália, deve pegar um avião e fazer o percurso. Para falar, basta um telefone. Numa sala virtual pode se conversar, escrever, ler e ver pessoas que estão em países e continentes diferentes, todos ao mesmo tempo, usando teclado, fones de ouvido e webcam. 
 
Naipe de Copas - Elemento Água– Nível psíquico, sentimental e emocional- Copo de vidro ou cálice de vinho com água.
A água ela é retentiva e absorve as impurezas do ambiente (local) e das energias negativas das pessoas. Em lugares pesados, ou quando o cliente está muito carregado psiquicamente, ou dependendo também do tipo “hard” de música em um local, a água fica cheia de bolhas como água gasosa. O cristal quartzo branco dentro da água intensifica a recepção das energias do ambiente. Depois da(s) consulta (s) devemos jogar fora a água sem tocá-la.
Um copo de água com carvão – o carvão bóia na superfície enquanto a energia está positiva. Nesse caso, basta trocar a água ao longo das semanas. O carvão dura bastante. Pensamentos de tristeza, medo, preocupação com prova, raiva e etc afundam o carvão. Pensamentos de ódio de uma pessoa, mesmo quando ela mantém-se em silêncio afundam o carvão imediatamente. Jogar a água e o carvão fora sem tocá-los.
 

Existe um estudo interessante sobre a molécula de água. Ela possui o formato de cristal de gelo. Quando a água é pura e emitimos bons pensamentos, boas palavras e bons sons sobre a água ou no próprio ambiente, as moléculas mantém-se organizadas e belas. Quando se emite pensamentos, palavras e sons pesados e negativos, as moléculas tornam-se desorganizadas e disformes. 
Sonhar com água há relação com o plano psíquico e sentimental. A qualidade e característica da água no sonho mostra como está o sentimento da pessoa.
 
 
Ø      Reis – Cardinais. Qualidades: Pulsão para o empreendimento e a realização, grande energia, princípio da ação e da criação, vontade forte, independência e iniciativa. 
Ø      Rainha – Fixas. Qualidades: Estabilidade, persistência, constância, consistência e concentração.
Ø      Valetes ou Cavaleiros – Mutáveis. Qualidades: Adaptabilidade, flexibilidade, predisposição à mudança, maleabilidade e percepção. 
 
 
Quem tira as Cartas?
 
Quando o consulente tira as cartas, isso tende a proporcionar maior credibilidade e confiança ao jogo, porque é ela ou ele quem está escolhendo as cartas e não você, o(a) consultor(a). Certamente o cliente vê o que está tirando por si mesma(o). Quando as pessoas procuram saber sobre suas vidas através das cartas, elas querem que tudo aconteça conforme os próprios desejos. Quando acontece, tudo bem, mas nem sempre isso acontece. Se o consultor tira as cartas, dá margem à pessoa pensar que as cartas têm a ver com o consultor e não com ela. 
 
É comum uma pessoa insatisfeita com uma resposta querer fazer a mesma pergunta de uma outra maneira. Quer repetir a pergunta numa espécie de confirmação do que já foi dito. Então, até por uma questão psicológica, considero bem melhor que a própria pessoa interessada em saber tire suas cartas e o consultor atue como um intérprete. A vida é dela e é ela que está em primeiro lugar sintonizada com o que está acontecendo em sua própria vida. No caso de um jogo, o consultor primeiro fala sobre a área envolvida na posição da(s) carta(s), depois, então, o cliente tira uma ou mais cartas sobre essa área. Além disso, de fato, esse procedimento evita qualquer tipo de influência e de interferência pessoal na escolha, na disposição das cartas e, portanto, nos resultados. Cabe ao consultor a boa interpretação, a explicação das cartas e a condução do jogo. Em outras palavras, se o consulente está participando da tiragem do seu jogo é melhor, mas, se necessário, joga-se à distância com excelentes resultados. 
 
Sei que existem pessoas que não deixam ninguém tocar em suas cartas, sendo elas a tirarem todas as cartas. Elas têm experiência jogando assim e garantem que as respostas são corretas. Sim, corretas. Mas é papel, e em função do exposto penso que seja bem melhor que as pessoas interajam diretamente com o baralho a sua frente e tirem as cartas.
 
 
 
 
Metodologia do Jogo com o Baralho Cigano
 
Pois bem. Embaralhamos as cartas. Depois o cliente corta o baralho em três com qualquer das duas mãos. Tem gente que corta em dois. Tudo bem. Eu prefiro em três. Ele separa e, então, junta tudo. Abrimos as cartas na mesa para serem tiradas. A seguir a gente explica o jogo. Estipulamos o “tempo de validade”: 3 a 6 meses, por exemplo. No máximo 1 ano. Dizemos primeiro o que significa a posição da carta a ser tirada para, então, ser escolhida uma pelo cliente. Quem tira as cartas deve ser o cliente. Isso evita alguma interferência de nossa parte e o outro tem confiança na resposta. Ele mesmo vê as cartas que tira e ouve do consultor a lógica da sequência das cartas, acompanhando o raciocínio. Devemos ter cuidado com as palavras ditas.
 
A interpretação tanto possui relação com o conhecimento, quanto com a intuição. Solicitamos mais cartas, quando necessário para o encadeamento das idéias. Deixamos um espaço para perguntas. Sugerimos jogos e perguntas. Caminhamos junto com o outro no jogo, mantendo a clareza e a perspectiva global das situações. O cliente deve tomar as decisões da própria vida.
 
Algumas pessoas querem saber o que vai acontecer, porém muitas vezes o que vai acontecer dependerá da forma como a pessoa atuará na situação, que ainda não esteja pronta e acabada. A gente deve resgatar a responsabilidade da pessoa sobre os próprios pensamentos e atos. Outras vezes a situação já está definida. Não há o que fazer mesmo, porque já não dá mais tempo, ou existe o destino, a duração da vida de alguém, ou uma outra pessoa com certas motivações próprias não age e não vai agir de acordo com a vontade do cliente.
 
No top das perguntas vêm as questões referentes a dinheiro, trabalho e relacionamento. Ainda que a resposta final seja idêntica para várias pessoas, isso é que diferencia de um jogo para o outro: o como. Qualquer máquina responde sim ou não. Cada um com o seu cada um, porque há motivações diferentes, há linguagens diferentes e há caminhos diferentes.
 
 
 
 
Jogos de Cartas: estudos, troca de conhecimentos, prática, experiência de vida, razão, bom senso, intuição e nível espiritual.
 
O meu trabalho está baseado nos cursos que fiz, nos livros que li, na prática ao longo dos anos, na experiência de vida das outras pessoas (clientes e colegas de profissão, por exemplo), na dedicação ao aprimoramento espiritual, na razão, no bom senso e na intuição, que deixo fluir. Além da parte técnica, existem algumas situações de vida já ocorridas com o cliente que, quando ditas, transcendem um tanto as imagens das cartas.
 
Se um músico tem aptidão ao instrumento musical, uma dançarina e um atleta ao movimento do corpo, a repetição e a prática trazem ao longo do tempo a qualidade especial do trabalho de cada um. Habilidades são desenvolvidas. Acredito que a razão e o conhecimento formam a base sólida para a intuição e a sensibilidade se expressarem. Razão, conhecimento, aptidão para interpretar símbolos, facilidade de comunicação com pessoas distintas, intuição, sensibilidade e conduta pessoal correta na vida equilibram a balança do consultor. O que é necessário: conhecimento, proteção (inclusive mesa), conduta, verdade, etc. Sinceramente acredito que para jogar Baralho Cigano não é necessário ter nenhum(a) escravo(a) cigano do lado. E agradeço profundamente, quando em algum momento de minha vida com os jogos, independente de minha vontade particular, houve uma inspiração divina ou a presença de algum ser inspirado, auxiliador e amigo numa consulta específica.
 
O Lenormand é um sistema completo por si mesmo, assim como é o Tarô, a Numerologia ou a Astrologia. Assim, tudo o que existe no mundo está incluído de uma forma ou de outra dentro do Lenormand, não sendo necessário comparar sistemas entre si. No caso do Lenormand, como ele foi elaborado em 1800, devemos aproximar vivências e objetos do mundo atual com o significado das cartas de outra época passada. Por exemplo: a Carta 27 inclui cartas enviadas pelo correio, telefones e e-mails; o Navio 3 inclui aviões; o Cavaleiro 1 inclui carros e motos, a Torre 19 inclui prédios, etc. 
 
Devemos entender as cartas em movimento, quando a idéia for de movimento: Um cavaleiro no seu cavalo; uma árvore em crescimento desde a semente; um navio no mar, nuvens e tempestades no céu; uma serpente sinuosa; os animais no seu habitat; etc.
 
 
Nível Espiritual – Duas possibilidades: a pessoa em relação ao lado espiritual, sua fé, suas crenças, espiritualidade e religião, sua atuação frente ao espiritual; e o plano espiritual da pessoa, incluindo entidades de sua egrégora, e aproximações no momento.  

Nível Mental e Comportamental – O mental indica as intenções de uma pessoa, como pensa e o que ela pensa. O comportamental refere-se às ações, condutas e comportamentos de uma pessoa. Descreve uma pessoa.
 
Nível Sentimental – Indica o que uma pessoa sente, sentimentos de amizade, o que está no seu psiquismo consciente ou inconscientemente, e o as características de um relacionamento quando se envolve amorosamente.
 
Nível Material – Parte financeira e material da pessoa, recursos e talentos, profissões ligadas à carta.
 
Nível Saúde – A saúde geral da pessoa, se boa ou ruim no momento, áreas de somatização, áreas doentes e indicações de cura.
 
Nível Sugestão – Atributos e qualidades importantes para serem utilizadas no momento e a pessoa não está dando a devida atenção ou nem está entrando em contato com a carta, embora seja bastante necessária e aconselhável. Refere-se a características e qualidades para serem aprimoradas pelo consulente.
 
 
 
Rituais
 
-    

Rituais são próprios às concepções religiosas e espirituais de cada um. Monte a sua mesa completa. Antes do primeiro jogo com as cartas, pode-se fazer um ritual utilizando os quatro elementos, seja em casa ou num local reservado da natureza. Ore e peça proteção aos guias e mestres espirituais para você e os seus trabalhos. Cante, coloque uma música e dance, se sentir vontade. Dedique o seu trabalho ao serviço e a Deus, invocando as energias positivas referentes aos quatro elementos. Faça um ritual ligado ao Sol e a Lua, por exemplo.
 

-         Enquanto ora, passe cada carta pela fumaça de um incenso e a uma certa distância pelo calor de uma vela acesa. Adquira ou faça um saquinho para colocar as cartas. De vez em quando repita o procedimento com o incenso e o fogo. Quando necessário passe um paninho levemente úmido. Existe uma razão para isso. As pessoas tocam as cartas com as suas questões e energias, impregnando as cartas. O incenso e o fogo da vela limpam. O pano úmido retira os detritos, que se acumulam rapidamente em forma de pontos pretos.
 

-         Depois de um tempo de uso, quando elas ficarem velhas, simplesmente troque as cartas por novas. O ideal seria queimar as cartas velhas. De qualquer modo faça uma prece, agradeça a Deus o que elas proporcionaram e inutilize as cartas. Elas são simplesmente papel.
 

-     Num local silencioso da sua casa ou escritório prepare uma mesa com a finalidade do jogo.
 

-    Antes de iniciar um jogo faça uma prece ou entoe um mantra apropriado para pedir proteção, permissão espiritual e discernimento ao guia espiritual próprio e ao guia espiritual do consulente. Aos anjos de guarda. Aos mestres.
 

-         Alguns mais ligados à cultura cigana apreciam a oração para a Santa Sara.
 

-       Se optar por jogar o Baralho Cigano para as pessoas, mantenha regularmente o contato com um templo ou um centro espiritual. Frequente assiduamente um local de nível espiritual elevado. Mantenha a integridade, a ética profissional e pessoal, o amor e a atitude de serviço desinteressado. Mantenha sempre o fogo interior aceso. E por nada nesse mundo deixe que o Fogo se apague do seu coração e da sua mente! Nada mesmo! Caso contrário, é bem melhor nunca trilhar este caminho profissionalmente. As bases espirituais devem estar bem fincadas. Todas as pessoas têm os seus guias espirituais. Ao manter uma conduta negativa; ou mesmo agindo corretamente, mas desprotegidos espiritualmente, todos estamos sujeitos à presença de obsessores.
planetafuturo © Copyright 2000